Mensagem de Boas Vindas

Seja bem-vindo à nossa plataforma, criada para conferir agilidade e conforto para quem se utiliza de transporte coletivo, e para aqueles que estão em busca de um transporte sob demanda mais eficiente, moderno e inteligente.

Oferecemos uma plataforma interativa, proporcionando diferenciais ao transporte sob demanda padrão, trazendo aos nossos clientes um novo segmento de transporte compartilhado, que permite a aquisição de passagens via aplicativo, de forma simples, dinâmica e segura.

Pedimos que leia atentamente nossas Políticas de Uso, Cancelamento e Privacidade, antes de iniciar sua viagem por nosso aplicativo

Termo de Uso de Clientes

1- Objeto:

O presente Termo de Uso da Plataforma UBUS (“Termo de Uso”) é o documento que regula o acesso dos clientes à Plataforma UBUS, por pessoas física, plataforma essa de propriedade e oferecida pela UBUS TECNOLOGIA S.A. , sociedade por ações, com sede na Rua Jurubatuba 1.350, 4º Andar, cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 29.320.965/0001-43 (“UBUS Tecnologia”).

Para os fins deste Termo de Uso, entender-se-á como “Cliente” qualquer pessoa que acesse e navegue na Plataforma UBUS, após aceitação das políticas da UBUS.

2- Aceite das Políticas da Empresa:

O Cliente ao acessar e iniciar a navegação na Plataforma UBUS estará automaticamente concordando com todos os termos e condições descritos no presente Termo de Uso, na Política de Cancelamento e de Privacidade da UBUS, todas inseridas em nosso aplicativo para serem visitadas a qualquer tempo, comprometendo-se a cumpri-las e respeitá-las de forma integral.

A UBUS Tecnologia se resguarda no direito de negar ou restringir o acesso à Plataforma UBUS aos Clientes que não respeitarem as disposições previstas no aplicativo.

Sem prejuízo, a UBUS Tecnologia poderá estabelecer determinadas condições específicas, que serão vinculativas para o acesso e uso de alguns dos serviços oferecidos pela Plataforma UBUS, e que incorporarão nossas políticas para todos os efeitos, e cujas atualizações serão devidamente disponibilizadas aos clientes no próprio aplicativo. Sendo certo que, caso o Cliente continue a utilizar os serviços oferecidos pela Plataforma UBUS, estará concordando integralmente com as alterações realizadas.

3- Acesso a Plataforma UBUS e seus Serviços:

A Plataforma UBUS é uma plataforma tecnológica, voltada para dispositivos móveis, cujo objetivo é oferecer aos Clientes determinados serviços para o transporte de passageiros.

Para facilitar a contratação dos Serviços de Transporte, a Plataforma UBUS disponibiliza aos Clientes um conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem, entre outros, a relação de preferências do Cliente por filtragem e a recepção de tais pedidos pelo aplicativo.

Os Clientes ainda poderão ter acesso a uma oferta inovadora de transporte compartilhado sob demanda, em caso de contratação dos Serviços de Transporte através do aplicativo.

3.1- Conteúdo

A Plataforma UBUS oferece aos seus Clientes uma grande quantidade de informações e condições de contratação e utilização dos Serviços de Transporte prestados pelos Operadores, com as seguintes comodidades:

compra antecipada de tickets com reserva de múltiplos assentos;

informações do motorista e veículo destinado à sua viagem;

seleção dos locais de embarque/desembarque já na compra da passagem;

para facilitar o embarque, o aplicativo indica no mapa o ponto de embarque/desembarque e também utiliza o Google Street View para exibir a imagem do ponto de embarque;

possibilidade de salvar destinos favoritos (casa, trabalho, etc.);

alertas de aproximação do veículo que fará sua viagem;

histórico de viagens;

exibição da foto do motorista;

pagamento em dinheiro, cartão de crédito ou bilhetagem (dependendo da negociação com a empresa que oferecer os veículos para transporte);

uso de cupons de descontos;

transferência de tickets;

embarque/ desembarque utilizando QR Code;

chat para solucionar dúvidas e/ou problemas

3.2 Acesso e Uso da Plataforma

Para utilização da plataforma UBUS, o cliente deve registrar-se e manter uma conta pessoal, ter capacidade civil, ser maior de 18 (dezoito) anos de idade ou equiparado nos termos da legislação civil.

Menores de idade deverão ser assistidos por seus pais, que deverão avaliar a conveniência da utilização da plataforma pelos menores e/ou incapazes.

O Cliente deverá, obrigatoriamente, fornecer os dados e informações pessoais solicitadas na página de cadastro da Plataforma UBUS, assumindo responsabilidade civil e criminal pelas informações prestadas, responsabilizando-se ainda pela precisão e veracidade das informações fornecidas, as quais deverão ser atualizadas periodicamente, conforme a necessidade e solicitação oportunas, eximindo a UBUS Tecnologia de qualquer responsabilidade pelos danos ou prejuízos de qualquer espécie, inclusive pela integridade dos demais passageiros, causados em decorrência da inexatidão e/ou falsidade das informações prestadas.

Em caso de informações incorretas, inverídicas ou não confirmadas, bem como na hipótese da recusa do Cliente em corrigi-las ou enviar documentação complementar, a UBUS Tecnologia se reserva o direito de não concluir o cadastro em curso ou de bloquear o cadastro já existente.

Para acesso a Plataforma UBUS o Cliente deverá, por sua conta, possuir acesso à internet, bem como ter em seu aparelho celular ou tablet os requisitos técnicos e configurações necessárias para o bom funcionamento da Plataforma, eximindo a UBUS de qualquer responsabilidade pela funcionalidade deficiente do aplicativo quando decorrente da falta dos requisitos básicos e necessários para seu funcionamento ideal.

Os dados de acesso do Cliente são totalmente pessoais e intransferíveis, atribuídos exclusivamente ao Cliente em questão e de acordo com os dados de identidade pessoal fornecidos no processo de registro.

O acesso à Plataforma UBUS é realizado gratuitamente, sendo que determinados Serviços de Transporte serão cobrados diretamente do Cliente.

O Cliente deverá sempre acessar a Plataforma UBUS seguindo as instruções nela exibidas, sendo-lhe vedado:

(i) utilizar a Plataforma UBUS de forma diversa ao que ela é destinada, contrariando o presente Termo de Uso;

(ii) utilizar a Plataforma UBUS de forma não autorizada, fraudulenta e/ou para fins ilícitos;

(iii) introduzir ou divulgar vírus informáticos ou quaisquer outros sistemas físicos ou lógicos susceptíveis de causar danos à Plataforma UBUS e/ou a terceiros;

(iv) transmitir material de natureza difamatória, ofensiva, racista, vulgar, depreciativa, pornográfica, obscena ou ameaçadora, que possa causar desconforto para qualquer pessoa;

(v) emitir opinião, comentário ou declaração em fóruns públicos da Plataforma que o UBUS Tecnologia disponibiliza aos Clientes, e que possa ser considerado ofensivo, humilhante, difamatório, ilegal ou causar qualquer tipo de dano ou lesão a pessoas físicas ou jurídicas;

(vi) utilizar a Plataforma UBUS para transmitir material para fins publicitários ou promocionais, incluindo spam, e-mails de cadeia ou similares; e,

(vii) realizar qualquer ação que cause uma saturação desproporcional ou desnecessária na infraestrutura da Plataforma UBUS ou em seus nos sistemas.

Caso o Cliente venha a ter contato com qualquer informação de cunho confidencial por meio da Plataforma UBUS, ficará responsável pela não divulgação de tal informação, isentando a UBUS de qualquer responsabilidade pelas informações que o Cliente divulgar. A regra se aplica, especialmente, a coleta e repasse de dados pessoais de outros clientes.

A UBUS Tecnologia, de acordo com seus próprios critérios, pode encerrar o acesso à Plataforma UBUS, imediatamente e sem a necessidade de notificação prévia, se a conduta do Cliente não estiver em conformidade com as políticas da empresa.

4- Condições Gerais de Contratação

4.1- Condições Gerais

A UBUS Tecnologia será responsável pela manutenção da Plataforma UBUS, bem como pela realização, guarda e proteção dos cadastros dos Clientes, sendo certo que, em hipótese alguma, poderá ser responsabilizada por qualquer fato, ação e/ou omissão no tocante a execução dos Serviços de Transporte, haja vista que a responsabilidade por tais serviços é unicamente dos Operadores de Transporte.

A Plataforma UBUS é utilizada para facilitar o acesso pelos Clientes aos Serviços de Transporte, tendo uma função unicamente de intermediação, sem qualquer responsabilidade com os serviços ofertados pelos Operadores de Transporte, que deverão cumprir com a legislação vigente no tocante a prestação de serviços por eles ofertada, razão pela qual a UBUS Tecnologia exige que os Operadores de Transporte possuam os seguintes requisitos:

(i) ser regular permissionário ou concessionário de transporte coletivo;

(ii) ter sua frota devidamente aprovada junto ao Poder Concedente ou órgão gestor;

(iii) estar com os impostos e taxas, especialmente seguro obrigatório, devidamente pagos.

4.2- Responsabilidades da UBUS

A UBUS Tecnologia não garante a exatidão e/ou a precisão das informações contidas na Plataforma UBUS quando tais informações forem fornecidas pelos Operadores de Transporte.

Considerando que o transporte é realizado pelos Operadores de Transporte, a UBUS Tecnologia não se responsabiliza por:

(i) furto e/ou roubo de pertences dos Clientes durante a prestação dos Serviços de Transporte, bem como pela perda de objetos nos veículos; e,

(ii) atrasos que possam ocorrer em virtude do trânsito e/ou casos fortuitos e força maior.

4.3- Viajantes

O número de passageiros transportados não poderá exceder o número de assentos disponíveis no veículo, e não será permitida viagem com passageiros em pé.

Pessoas com idade inferior 18 (dezoito) anos poderão viajar sozinhas, desde que comprovada a expressa autorização dos pais e/ou responsável legal.

Clientes cadeirantes ou portadores de necessidades especiais devem informar essa condição na aquisição do bilhete, permitindo assim maior agilidade no embarque.

4.5- Proibição de Fumar

É absolutamente proibido fumar nos veículos que foram disponibilizados para os Serviços de Transporte.

4.6- Bagagem

O transporte de qualquer bagagem poderá ser feito através do bagageiro interno do veículo, onde somente bagagens com peso máximo de 10 kg e dimensões máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), incluindo bolsos, rodas e alça, poderão ser armazenadas nestes bagageiros.

O transporte de animais no compartimento de passageiros é proibido, exceto para cães de assistência.

4.7- Condições de Pagamento e Cobrança

O Cliente que decidir contratar os Serviços de Transporte poderá optar pelas formas de pagamento disponíveis na Plataforma UBUS na época da contratação, sendo preferencialmente via cartão de crédito.

O preço do transporte será cobrado pela Plataforma UBUS, automaticamente, no momento em que o Cliente confirme o seu pagamento, através dos dados do cartão de crédito fornecido pelo Cliente.

Em caso de divulgação utilizando cupons de desconto ou promoçoes, a UBUS Tecnologia se reserva expressamente o direito de modificar, a qualquer momento, os termos e condições iniciais das promoções e descontos, sendo que tais benefícios podem ser limitados a determinadas categorias de veículos, considerando que eventuais descontos devem ser autorizados pelos Operadores e os pagamentos deverão ser através do cartão de crédito.

4.8- Política de Cancelamento e Reagendamento de Viagens

O Cliente poderá efetuar o cancelamento da viagem e solicitar o estorno de 70% (setenta por cento) do valor pago em até 1 hora antes do início da realização do trajeto. Para solicitações de cancelamentos com menos de 1 hora para o início da realização do trajeto, não haverá reembolso do valor pago.

A Plataforma UBUS enviará as informações para a adquirente de cartão (quando o pagamento for realizado via cartão de crédito) e disponibilizará para o Cliente o comprovante do cancelamento e estorno diretamente no APP. O cancelamento inutilizará o QR Code gerado anteriormente. O estorno do valor poderá ser feito no cartão de crédito do cliente em até 72 duas horas após a efetuação da compra.

5- Proteção E Direitos da Plataforma

A UBUS Tecnologia manterá a Plataforma UBUS operacional, envidando seus melhores esforços para realizar todas as manutenções necessárias, para que o Cliente sempre tenha acesso total aos serviços por ela ofertados. Porém, a UBUS Tecnologia reserva-se o direito de modificar ou interromper, no todo ou em parte, o acesso ao sistema, temporariamente, quando exigido pelo serviço de manutenção, atualização ou reparo do sistema ou do servidor de Internet, sem a necessidade de comunicação prévia ao Cliente.

Se o Cliente detectar qualquer anomalia, interferência de terceiros, erros do sistema ou a operação da Plataforma UBUS, deverá comunicar imediatamente a UBUS Tecnologia.

6- Direitos de Propriedade Intelectual

O Cliente reconhece expressamente, para todos os fins, que as informações, sinais, imagens, desenhos, logotipos, animações, vídeos, textos, bem como quaisquer elementos e conteúdo, incluindo serviços e aplicações de informática da Plataforma UBUS, estão sujeitos a direitos de propriedade industrial e intelectual de propriedade da UBUS Tecnologia e/ou de terceiros que tenham devidamente autorizado a sua inclusão na Plataforma UBUS, de modo que não é concedido ao Cliente qualquer tipo de direito sobre eles.

Como resultado, é PROIBIDO ao Cliente distribuir, modificar, transformar, atribuir, disponibilizar ao público ou realizar qualquer outra atividade que não tenha sido expressamente autorizada nos elementos e conteúdos indicados acima, incluindo os códigos de computador de qualquer um dos elementos da Plataforma.

A utilização ou reprodução não autorizada deste conteúdo sem a expressa permissão por escrito da UBUS Tecnologia é estritamente proibida, respondendo o Cliente por eventuais perdas e danos.

7- Proteção de Dados:

Os dados pessoais fornecidos pelo Cliente através do formulário de registro correspondente serão integrados em um arquivo de dados pessoais, de forma segura, com os métodos de criptografia a armazenamento de dados mais reconhecidos no mercado, sendo certo que a UBUS cumprirá com as disposições de sigilo e proteção de dados vigente no país.

8- Exclusão de garantias e Responsabilidades:

Sem prejuízo das limitações estabelecidas na legislação vigente, a UBUS Tecnologia não é responsável por danos de qualquer natureza, que possam resultar da falta de exatidão, integridade, pontualidade, bem como erros ou omissões na prestação dos Serviços de Transporte.

UBUS não é responsável por eventuais perdas e danos causados pelo uso indevido da Plataforma pelo Cliente. Os Clientes devem abster-se de realizar atos de qualquer tipo que violem a legislação aplicável.

9- Atribuição:

O Cliente não pode ceder os seus direitos e obrigações decorrentes deste Termo de Uso sem o prévio consentimento expresso por escrito da UBUS.

10- Suporte:

Para qualquer dúvida relacionada ao acesso e uso da Plataforma UBUS ou quanto ao Termo de Uso o Cliente poderá enviar um e-mail com seu pedido e informações de contato para o seguinte endereço: suporte@UBUS.com.br

11- Legislação Aplicável:

Todos termos e condições do presente Termo de Uso são regidos pelas leis vigentes no Brasil.

12- Foro:

Para todos os assuntos referentes à interpretação, ao cumprimento ou a qualquer outro questionamento relacionado a estes Termos, as partes elegem o Foro de São Paulo/SP.

Política de Privacidade

1- Política de Privacidade

Quando você utiliza o App da Ubus, entendemos que você nos confia suas informações pessoais. Dessa forma, temos o compromisso e a obrigação de conferir transparência de nossas políticas, e acreditamos que a melhor forma de estabelecermos uma relação de confiança, é ajudando você a entender as práticas de privacidade de dados da UBus, descrevendo aqui, com clareza, as informações que coletamos e armazenamos, como elas são usadas, compartilhadas, e quais são as suas opções com relação a essas informações.

2- Coleta e Uso de Dados

A coleta de dados pessoais é necessária para quem queira utilizar os serviços do aplicativo UBus, sejam elas:

clientes que queiram utilizar o transporte sob demanda;

operadores legalmente aptos que queiram oferecer serviços de transporte coletivo de passageiros;

qualquer outro usuário dos serviços Ubus (incluindo apps, sites e API) e qualquer pessoa que entre em contato com a Ubus e/ou envie informações para a Ubus, exceto se tal pessoa esteja sujeita a uma política, aviso ou acordo de privacidade próprios;

3- Responsável pelo tratamento de dados

A Ubus coleta os seguintes tipos de informações:

3.1 Informações que você nos fornece:

Isso inclui as informações enviadas quando você:

Cria ou atualiza sua conta UBus, de forma manual ou pela autenticação do Facebook, que podem incluir dados como: seu nome, e-mail, número de telefone, login e senha, endereço, informações de pagamento ou bancárias, números de identificação civil (RG/CPF), data de nascimento e foto;

Solicita serviços através do App ou site da UBus;

Entra em contato com a UBus, inclusive através da área de suporte ao cliente;

Entra em contato com outros usuários da UBus através de nossos serviços;

Preenche pesquisas enviadas pela UBus; ou,

Habilita recursos que requerem o acesso da UBus ao seu catálogo de contatos ou calendário.

3.2 Informações criadas quando você usa nossos serviços:

Dados de localização

o Dependendo dos serviços UBus que você utilize e das configurações do seu app ou permissões do aparelho celular, a UBus pode coletar seus dados de localização exatos ou aproximados, conforme determinado, através de dados como GPS, endereço IP e WiFi.

o Se você é um motorista que foi associado ao App UBus através de sua empresa, a UBus coleta dados de localização quando o app UBus está sendo executado em primeiro plano (app aberto e na tela) ou segundo plano (app aberto, mas não na tela) no seu tablete ou celular. Além disso, a UBus utiliza informações do motorista como e-mail, CPF, nome completo, foto, data de nascimento e número de celular.

o Se você for usuário, a UBus pode coletar informações de localização quando o app UBus estiver funcionando em primeiro plano. Em determinadas regiões, a UBus também pode coletar essas informações quando o app UBus estiver funcionando em segundo plano no seu aparelho, se esta coleta for habilitada nas configurações do seu app ou permissões do aparelho. No entanto, isso pode afetar as funcionalidades disponíveis no seu app UBus. Por exemplo, se você não permitir que a UBus colete seus dados de localização, você terá que inserir manualmente seu endereço de partida. Além disso, os dados de localização serão coletados através do motorista parceiro durante a sua viagem, sem a necessidade de que seja habilitada a função de localização em seu app

Tipo de usuários (motorista ou apoio)

Informações de transações

o Coletamos dados de transações de pagamento relacionados ao uso de nossos serviços, incluindo os tipos de serviços solicitados ou prestados, a data e hora em que o serviço foi prestado, o valor cobrado, a distância percorrida e outras informações relacionadas à transação.

Informações de uso e de preferências

o Coletamos informações sobre como você interage com nossos serviços, suas consultas de endereços de origem e destino, preferências expressas e configurações selecionadas.

Informações do aparelho

o Podemos coletar informações sobre os aparelhos que você usa para acessar nossos serviços, incluindo os modelos de hardware, sistemas operacionais e versões, software, nomes de arquivos e versões, idiomas de preferência, identificadores únicos de aparelhos, identificadores de publicidade, números de série, informações sobre a movimentação do aparelho e dados da rede móvel.

Informações de log

o Quando você interage com nossos serviços, coletamos logs de servidor, que podem incluir informações como endereço de IP do aparelho, datas e horas de acesso, recursos ou páginas do app visualizados, falhas do app e outra atividade do sistema, tipo de navegador e site ou serviço de terceiros que você estava usando antes de interagir com nossos serviços.

Chamadas telefônicas e mensagens de texto

o Permitimos que os usuários enviem mensagens de texto através dos apps UBus. Por exemplo, permitimos que motoristas e usuários enviem mensagens de texto uns para os outros ou através de nosso canal de atendimento ao cliente (fale conosco ou chat).

o Para prestar este serviço, a UBus recebe algumas informações sobre chamada telefônica ou mensagens de textos, incluindo a data e hora da chamada telefônica/mensagem de texto e o conteúdo das mensagens de texto. A UBus também pode usar essas informações para serviços de suporte ao cliente (inclusive resolver disputas entre usuários), para segurança e análise.

Catálogo de endereços e informações do calendário

o Se você permitir que o app UBus acesse o catálogo de endereços em seu aparelho, podemos coletar nomes e informações de contato de seu catálogo de contatos para facilitar interações sociais através de nossos serviços e para outros fins descritos nesta política ou no momento da autorização ou coleta. Se você permitir que o app UBus acesse o calendário no seu aparelho, coletamos informações do calendário, como nome e descrição do evento, sua resposta (Sim, Não, Talvez), data e hora, local e número de participantes.

4 Informações de Outras Fontes

A UBus poderá receber informações de seus clientes através de outras fontes que não as acima descritas, tais como:

Usuários que dão feedback, como avaliações ou elogios;

Parceiros comerciais da UBus através dos quais você cria ou acessa sua conta UBus, como provedores de pagamento, serviços de redes sociais, serviços de música sob demanda ou apps ou sites que usem APIs da UBus ou que sejam usados pela API da UBus;

Seguradoras (nos casos de empresas);

Empresas de transporte parceiras (se você for um motorista parceiro que usa nossos Serviços através de uma conta associada a essa empresa);

Dono de um perfil UBus para Empresas;

Fontes disponíveis publicamente;

Prestadores de serviços de marketing.

A UBus poderá combinar as informações coletadas a partir dessas fontes com outras informações do cliente para completar o perfil e melhor atender o cliente.

5 Como usamos suas informações

A UBus utiliza as informações que coleta da seguinte forma:

5.1 Prestação de serviços e recursos

A UBus usa as informações que coletamos para fornecer, personalizar, manter e melhorar nossos produtos e serviços. 

Isso inclui o uso das informações para:

Possibilitar transporte e serviços;

Processar ou facilitar pagamentos por esses serviços;

Habilitar recursos que permitem que você compartilhe informações com outras pessoas, como quando você envia um elogio sobre um motorista, indicar um amigo para usar UBus;

Habilitar recursos para personalizar sua conta UBus, como criar marcadores para seus locais favoritos; e,

Executar operações internas necessárias para prestar nossos serviços, inclusive para solucionar problemas de software e problemas operacionais, conduzir análises de dados, testes e pesquisas e monitorar e analisar a utilização e as tendências da atividade.

5.2 Segurança

Utilizamos seus dados para ajudar a manter a segurança e integridade de nossos serviços. Por exemplo, coletamos informações dos aparelhos dos motoristas para identificar comportamentos de direção perigosa, como velocidade acima do limite ou frenagens e acelerações bruscas, e aumentar a conscientização entre os motoristas parceiros a respeito desses comportamentos. Isso também inclui, por exemplo, nosso recurso de Verificação de Identidade em tempo real, que solicita que motoristas incluam as informações dos seus dados de login para acessar o App. Isso ajuda a garantir que o motorista que está usando o app é devidamente cadastrado pelo Cliente UBus, evitando fraudes e ajudando a proteger outros usuários.

Tendo em conta as técnicas mais avançadas, os custos de aplicação, a natureza, o âmbito, o contexto e as finalidades do tratamento, bem como os riscos, de probabilidade e gravidade variável, a UBus aplicará as medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar um nível de segurança elevado no tocante a proteger os dados fornecidos pelo usuário em seu cadastro.

5.3 Suporte ao Cliente

A UBus utiliza as informações que são coletadas para ajudar quando você entrar em contato com nossos serviços de suporte ao cliente, inclusive para:

Encaminhar suas perguntas ao responsável pelo suporte ao cliente;

Investigar e solucionar problemas; e,

Monitorar e melhorar nossas respostas de suporte ao cliente.

5.4 Pesquisa e Desenvolvimento

Poderemos utilizar as informações que coletamos para testes, pesquisas, análises e desenvolvimento de produtos. Isso nos permite melhorar e aprimorar a segurança de nossos serviços, desenvolver novos recursos e produtos e facilitar soluções financeiras associadas ao serviço.

5.5 Comunicação entre usuário

A UBus usa as informações que coletamos para possibilitar as comunicações entre nossos usuários. Por exemplo, um motorista pode enviar uma mensagem de texto para a central ou contatar um usuário para confirmar o local de partida.

5.6 Comunicação da Ubus

A UBus poderá usar as informações que coletamos para se comunicar com você sobre produtos, serviços, promoções, estudos, pesquisas, notícias, atualizações e eventos. A UBus também poderá usar as informações para promover e processar concursos e sorteios, completar quaisquer prêmios relacionados e oferecer anúncios e conteúdo relevantes sobre nossos serviços e os serviços de nossos parceiros de negócios.

5.7 Procedimentos legais e exigências do Poder Público

Poderemos utilizar as informações coletadas para auxiliar em eventual investigação legal, desde que seja exigido judicialmente, sempre com a finalidade de solucionar reclamações ou contestações relacionadas ao uso dos serviços UBus ou conforme permitido por lei aplicável.

Cookies e tecnologias de terceiros

Os cookies são pequenos arquivos de texto que são armazenados no seu navegador ou aparelho celular, por sites, apps, mídia online e anúncios. A UBus usa os cookies e tecnologias similares para:

Autenticar usuários;

Lembrar as preferências e configurações do usuário;

Determinar a popularidade de conteúdo;

Entregar e avaliar a eficácia de campanhas publicitárias; e,

Analisar o tráfego e as tendências do site para entender os comportamentos e interesses de pessoas que interagem com nossos serviços online.

Podemos também permitir que terceiros ofereçam serviços de medição de audiência e análise para nós, oferecendo anúncios em nosso nome na Internet, acompanhando e divulgando o desempenho desses anúncios. Essas entidades podem usar cookies, web beacons, SDKs e outras tecnologias para identificar seu aparelho quando você visitar nosso site e usar nossos serviços, bem como quando você visitar outros sites e serviços online.

6 Compartilhamento e Divulgação de Informações

A UBus poderá compartilhar as informações coletadas, sempre dentro da legislação vigente, nas seguintes hipóteses:

6.1 Com outros usuários

Você sendo um usuário, compartilharemos os seus dados pessoais com motoristas, dados da corrida e locais de partida e/ou de destino.

Se você for um motorista, compartilharemos suas informações com os usuários, inclusive seu nome e foto; modelo, cor, placa e foto do veículo; sua localização; sua média de avaliações dadas pelos usuários; e dados de contato (dependendo das leis aplicáveis).

6.2 Com o público em geral quando você enviar conteúdo para uma plataforma pública

Adoramos ouvir nossos usuários, inclusive através de plataformas públicas, como blogs da UBus, redes sociais e alguns recursos na nossa rede. Quando você se comunica conosco através desses canais, suas mensagens podem ficar visíveis para o público.

6.3 Com o titular das contas Ubus que você usar

Se você usar um perfil associado a outra pessoa, podemos compartilhar suas informações de viagem com o dono desse perfil. Isso ocorre, por exemplo, se você for:

Um motorista usando uma conta que pertence a uma empresa de transporte, para os casos que o motorista utilizar o sistema esporadicamente; ou,

Um usuário que faça uma viagem solicitada por um amigo.

6.4 Com prestadores de serviços e parceiros comerciais UBus

A UBus poderá fornecer informações aos seus vendedores, consultores, parceiros de marketing, empresas de pesquisa e outros prestadores de serviços ou parceiros comerciais com quem a UBus possua acordo. Por exemplo, a UBus pode fornecer informações a essas partes para ajudar a facilitar a cobertura do seguro, conduzir pesquisas em nosso nome e processar pagamentos por nossos serviços.

6.5 Por razões legais ou em caso de disputa

A UBus poderá compartilhar suas informações caso seja exigido por lei, autoridade judiciaria competente, regulamento ou acordo operacional aplicável.

Está incluso o compartilhamento de suas informações com funcionários de autoridades policiais/jurídicas, autoridades públicas ou outros terceiros, acordos de usuário ou outras políticas, para proteger os direitos ou propriedade da UBus ou direitos ou propriedade de terceiros ou, no caso de uma reclamação ou disputa relacionada ao seu uso de nossos serviços. Se você usar o cartão de crédito de outra pessoa, poderá ser exigido por lei o compartilhamento de informações com o titular daquele cartão de crédito, incluindo informações da viagem.

Isso inclui também compartilhamento de suas informações com terceiros associados, ou durante negociações de qualquer incorporação, venda de ativos da empresa, consolidação ou reestruturação, financiamento ou aquisição de todo ou parte de nossos negócios por ou em outra empresa.

6.6 Com o seu consentimento

A UBus poderá compartilhar suas informações de maneira diferente da descrita nesta política caso haja o seu expresso consentimento com o compartilhamento.

7 Retenção e Exclusão das Informações

A UBus reterá suas informações enquanto sua conta permanecer ativa, a menos que você solicite a exclusão de suas informações ou da conta. Ressalvadas as exceções descritas abaixo, a UBus irá excluir ou deixar anônima suas informações mediantes solicitação.

Ressalvada as leis aplicáveis, a UBus poderá reter informações após a exclusão da conta:

(1) se houver uma questão não resolvida relacionada à sua conta, como um crédito pendente em sua conta ou uma reclamação ou disputa não resolvida;

(2) se as leis aplicáveis exigirem; e/ou de forma agregada e/ou anônima; ou,

(3) A UBus poderá reter também certas informações, se necessário, para nossos interesses comerciais legítimos, como prevenção de fraudes e aprimoramento da segurança dos usuários. Por exemplo, se a UBus encerrar uma conta de um usuário por causa de um comportamento inseguro ou incidente de segurança, a UBus poderá reter certas informações sobre essa conta para evitar que esse usuário abra uma nova conta UBus no futuro.

Opções e transparência

7.1 Permissões do Aparelho

A maioria das plataformas móveis (iOS, Android, etc.) define certos tipos de dados do aparelho que os apps não podem acessar sem o seu consentimento. E essas plataformas possuem diferentes sistemas de permissão para conseguir seu consentimento. A plataforma iOS vai alertar você a primeira vez que o app UBus precisar de permissão para acessar certos tipos de dados e vai permitir que você consinta (ou não) esse pedido. Os aparelhos Android vão notificar você sobre as permissões que o app UBus precisa antes de você usar o app pela primeira vez e o uso do app por você constitui seu consentimento.

7.2 Visualizações das avaliações

Depois de cada viagem, os motoristas e usuários podem avaliar uns aos outros, bem como dar feedback sobre a viagem. Este sistema de duas vias responsabiliza todos os responsáveis por seu comportamento. A responsabilidade ajuda a criar um ambiente respeitoso e seguro para motoristas e usuários.

7.3 Acesso e correção das suas informações

Você poderá editar o nome, o número de telefone e o endereço de e-mail associados à sua conta através do menu Configurações nos apps UBus. Você pode também procurar o seu histórico de viagens, cupons utilizados e sugerir rotas (que serão utilizadas para aprimorar o nosso serviço).

8 Atualizações desta política

Ocasionalmente, poderemos atualizar esta Política de Privacidade. Se fizermos alterações que interfiram no uso dos serviços UBus, vamos informar essas alterações através dos apps UBus ou por outros meios, como e-mail. Se permitido pelas leis aplicáveis, ao usar nossos serviços após essa notificação, você consentirá nossas atualizações referentes a esta política.

Recomendamos que você reveja periodicamente esta política para saber as informações mais recentes sobre nossas práticas de privacidade. Vamos disponibilizar também as versões anteriores de nossas políticas de privacidade.

Esta política descreve, com clareza, quais informações coletamos e armazenamos, e, como elas são usadas, compartilhadas e quais são as suas opções com relação a essas informações.